Filipe Faria
64 members
157 photos
1 video
17 links
Canal do autor
Download Telegram
to view and join the conversation
Filipe Faria pinned «Quanto estariam dispostos a contribuir para apoiar um projecto de 'crowdfunding' do Dragomante 2?»
Biçuç

Eles infestam os mundos de fantasia de que gostamos. Quando as coisas correm mal, ficam-lhes entregues. E, na pior das circunstâncias, podemos ser atirados a eles. Falo, obviamente, dos biçuç.…
O comprometido é devido

Neste novo ano que agora começa, é tempo de resoluções. No meu caso, elas já tinham sido tomadas há mais tempo, a começar pela escrita d’Os Filhos do Caos. Hoje…
Madalena Santos

Tudo começou com uma carta que fez «bum»: o ponto de partida para uma tetralogia num mundo fantástico, um libreto, várias ocasiões como membro do júri de concursos literários, e…
Thuragar

Agora que já comecei a escrever Os Filhos do Caos, posso afirmar que os thuragar vão ter o seu papel a desempenhar, e pus-me a reflectir acerca do dos anões…
Gargajola

Rapaz espigado, crescido. Se a rapaziada de hoje for como eu, não têm paciência para pessoas que já não os vêem há algum tempo e, invariavelmente, dizem variantes de «que…
Passatempo: A Oitava Era

A boa velha Bran Morrighan do epónimo blogue (que tem cara nova; vão lá fazer uma visita) tem lá a decorrer um passatempo para um exemplar de A Oitava Era.…
Grupo Dragomante

As minhas opiniões acerca das redes sociais são conhecidas, mas isso não significa que outros as partilhem. O Manuel Morgado já tem activo há algum tempo um grupo no Facebook…
Relambório

Discurso longo e enfadonho. Também pode ser um adjectivo para «desenxabido» ou «de má qualidade», ou um sinónimo para «preguiça» e «ociosidade», entre outras coisas, mas acho que soa melhor…
Entrevista Adagio in Libri

Já está no ar a minha entrevista com a Nights e a Shadow Frozen, as simpáticas anfitriãs do canal Adagio in Libri, um projecto que junta a paixão de ambas…
Sandra Carvalho

Microfone avariado que obrigou à utilização de um de qualidade inferior, nova iluminação de recurso que me deixou amarelo, gatos intrusivos e problemas de ligação que inviabilizaram trechos da entrevista.…
Volição

Acto pelo qual a vontade toma uma determinação. Um sinónimo geral de vontade ou livre-arbítrio, que serve para distinguir uma decisão deliberada de uma forçada, por exemplo. É também o…
Prova de Fogo – Capa

Quem já se inscreveu no Grupo Dragomante criado pelo Manuel já deve ter visto. Mas, para quem não está lá, aqui fica (a ainda não concluída, mas já fantástica) capa…
Olhar para o futuro em vez de aprender com o passado

Tal como sucedeu na primeira vaga, tenho sido muito pouco produtivo. Pelo menos com as coisas que «devia» fazer. O que é um contra-senso, uma vez que tempo é coisa…
Tineta

Apego excessivo ou obsessivo a uma ideia ou intenção. Era o que estava a acontecer ao conceito do Litortura Nacional. Por isso, e após me terem sido feitas várias abordagens,…
Promoção pandémica

As coisas não estão fáceis para muitos ramos actualmente, e os sectores livreiro e editorial têm levado uns valentes golpes, sobretudo com a recente proibição da venda de livros em…
Titereiro

Que ou aquele que titereia, que ou quem movimenta títeres ou marionetas. Ou seja, «manipulador». Este ficou-me entalado, porque houve um qualquer Puppetmaster numa tradução que fiz, e esta palavra…
PDI

Segundo o psicoanalista e homeopata René Allendy, o número 39 representa «a organização e a solidariedade do cosmos, expressado através da harmonia das relações entre as partes: 3 + 9…
Videoconferências em plena pandemia afinal não são fáceis

Para quem talvez se possa estar a questionar, está tudo bem com o Litortura Nacional. A ausência de novos episódios nos últimos tempos deve-se a problemas de calendarização, indisponibilidade geral…
Perdoem o silêncio recente. Para alguém tão cuidadoso com as suas ferramentas de trabalho, tenho um número invulgar de problemas com o computador...