Filipe Faria
51 members
66 photos
16 links
Canal do autor
Download Telegram
to view and join the conversation
Nem de propósito (juro que não foi), os esboços dos próximos dois elementos da tal surpresa para o canal. Inadvertidamente pertinente e actual.
A propósito da actualidade

A título excepcional, decidi publicar neste espaço uma das brincadeiras que pus no canal do Telegram. Trata-se de uma surpresa que estou a preparar para o dito canal (ao qual…
Adiamento confirmado

Sem grande surpresa, A Oitava Era não irá ser lançada em Maio. Como podem imaginar, está tudo em fluxo neste momento, e a Presença vai esperar um pouco mais antes…
Constância

Permanência aturada na mesma disposição de espírito, no mesmo desejo, nas mesmas tenções; insistência inquebrantável na convicção. No actual clima, é algo que dá bastante jeito. Mas esta palavra sempre…
Confissão

Hoje tenho uma confissão a fazer-vos, e é algo embaraçosa. A actual situação que vivemos é, em boa verdade, o paraíso de um escritor com tendência para o isolamento. Afinal,…
E, para não pensarem que tenho andado desocupado e esquecido dos afazeres allaryianos, aqui vai a tal surpresa para o canal, pela mão e hábeis lápis do Samuel Santos:
https://t.me/addstickers/Allaryia
Afoito interrompido

Confesso que foi um mês frustrante. Não a nível de trabalho, felizmente, que esse não tem faltado, nem a nível pessoal, porque também não me faltou saúde nem a quem…
Escabichar

Limpar minuciosa ou pacientemente. Limpar com palito. Investigar coisas insignificantes. Esta é bastante versátil, como podem ver. E provavelmente apropriada, dados os cuidados higiénicos que todos estamos a ter na…
Escama a escama, enche o dragão a página

Continuo sem nada de concreto para anunciar no que à sequela do Dragomante diz respeito, além de que o Manuel já começou a trabalhar nela. Estou tão ou mais ansioso…
Desriso

Jeito de rosto avesso ao riso; esquivança ao riso Quem passeou durante o dia de hoje certamente se deu conta de que não foi esse o caso nos semblantes das…
Turpilóquio

Expressão torpe e obscena. Conversação obscena Tenho ouvido palavras muito feias da boca das pessoas enquanto passeio pelas cada vez mais movimentadas ruas e passo por vizinhos que se reencontram,…
Um vídeo (mas não o meu)

Porque o meu canal do Telegram (ver barra lateral e aderir) é um sítio giro com gente porreira onde acontecem coisas fixes, queria hoje partilhar convosco um vídeo que o…
Olhibranco

Que põe os olhos em alvo Tradicionalmente, este termo é usado quando se fala do cavalo que ergue a cabeça e põe os olhos em branco, denotando medo ou agressividade.…
Avestruzes

Enquanto roo as unhas em mal contida antecipação da confirmação das novidades que gostaria de vos dar, achei por bem retomar a rubrica «Anamneses». Mas, desta vez, vou falar uma…
Anoso

Velho. Quando «velho» soa demasiado despiciente, e se alguém acha que «idoso» é demasiado taxonómico, podemos sempre recorrer a este termo. Pelo menos era o que eu fazia com a…
Rabiscos

2001/2002 foi uma época estranha e emocionante. Estava a estudar Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Alemão) na faculdade, era vencedor do Prémio Branquinho da Fonseca e sabia que o meu livro…
Espiritado

Possesso, endemoninhado, travesso, irrequieto, adoidado. De todas as acima referidas, só me sinto irrequieto por ainda não vos poder confirmar as novidades que tenho na calha. Mas não deixa de…
O Verão de 1995

Recuando alguns anos da última anamnese, 1995 foi o ano em que as coisas começaram a tornar-se verdadeiramente sérias. Tinha eu 13 anos e já andava com ganas de criar…
Feira do Livro

Está oficialmente confirmada a minha sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa: dia 29 de Agosto, das 17h às 18h, lá estarei. Ainda não se sabe bem os…
Afã

Pressa e ânsia, grande desejo Ainda não é desta, mas está quase a chegar o momento em que vos posso dar novidades relacionadas com o lançamento d’A Oitava Era. O…