Filipe Faria
60 members
132 photos
1 video
17 links
Canal do autor
Download Telegram
to view and join the conversation
Do Caos e a ele relativo

Como já por várias vezes descrevi, sou muito estruturado e disciplinado na escrita dos meus livros. Não começo a dar ao teclado antes de ter a narrativa bem mapeada, e…
Algo na forja

Como provavelmente repararam, tenho andado um pouco mais calado após o recente furor de actividade. Isso porque tenho algo na forja, que irá surpreender muita gente (pela positiva, espero). Mais…
Bioco

Ademanes de modéstia afectada ou exagerada. Gosto de «bioco» — e também gosto bastante de «ademanes» (gesto feito com as mãos para expressar algo), que é mais útil ainda. Fica…
Promoções

Só porque já não uso esta categoria há muito tempo, e uma vez que arranjei a imagem perfeita para ela (agora visível também no blogue e não apenas no canal…
Tenho um canal. No YouTube.

Sim, é verdade. Aconteceu. Vejam porquê no vídeo em questão. Devo publicar a primeira entrevista nos próximos dias, com um convidado que certamente vai surpreender muita gente. Mas é também…
Assediador

Que importuna com tentativas de contacto ou relacionamento sexual. Ou «assediante», se preferirem. Só porque usei o termo «stalker» na entrevista (cujo lançamento está para breve). É uma forma de…
Raul Minh’alma

Já está disponível o episódio 01 de Litortura Nacional, com um convidado que certamente irá surpreender muita gente: Raul Minh’alma, o autor português de maior sucesso em 2019, que vem…
Música em Allaryia

Os excertos que servem de introdução e créditos no Litortura Nacional espicaçaram a curiosidade de alguns leitores que não seguem este espaço assiduamente nem estão no canal Telegram (por que…
Podcast

A pedido de um número de pessoas que já poderia compor algumas famílias, já podem ouvir os episódios de Litortura Nacional em formato podcast na plataforma Anchor, no Spotify, no…
Estilicídio

Queda da chuva dos beirais dos telhados. Esta é daquelas que deixa adivinhar um significado completamente diferente. Mas vejam bem, tem um artigo no Código Civil.
Inês Botelho

Já saiu o novo episódio de Litortura Nacional, desta feita com a Inês Botelho, autora mais conhecida pela trilogia «O Ceptro de Aerzis», que luta pelo fantástico nas trincheiras académicas…
Promoções

Em vésperas de Natal, temos um par de novas promoções no sítio da Presença, além do desconto de 10% que permanece no pack das Crónicas: A Manopla de Karasthan (nova…
Sara de Almeida Leite

A Sara de Almeida Leite ensina-nos a falar bom português na TV e no Ciberdúvidas, escreve livros infanto-juvenis e blogues, tem o desplante de preferir escrever poesia em inglês e,…
Esvurmar

Espremer (furúnculos, abcessos, etc.) Perdoem-me esta entrada pouco salubre, mas sofri bastante com uma furunculose que me atormentou durante uns bons dez anos, e esta palavra ainda hoje me enche…
Paulo Freixinho

Disléxico. Disgráfico. Cruciverbalista. O Paulo Freixinho não só se pauta e caracteriza por palavras invulgares, como também ganha a vida, cruzando-as. E, enquanto alguns se limitam a fazer canais e…
Palavras cruzadas

Na minha entrevista de ontem com o Paulo Freixinho no Litortura Nacional, falámos de uma colaboração. Ela já se encontra disponível no sítio do Paulo, um autêntico paraíso das palavras…
Fuzilhão

Espigão da fivela a que se prende o cinto, fita ou correia. Usei poucas vezes cinto ao longo da minha vida, mas não deixei de sentir que preenchia uma lacuna…
Rafael Loureiro

Ele tem cinco livros publicados, é sexto dan de caraté, gere uma loja de jogos há mais de dez anos, e os vampiros dele não brilham ao sol. Rafael Loureiro…
A espera estraga tudo

À espera de novidades. À espera de uma aberta. À espera de uma ordem de soltura… Para mim, esperar sempre foi um dos maiores refreadores de criatividade. Não o esperar…
Impertérrito

Que não se aterra com coisa nenhuma; impávido. Em memória de Zoran Lasić, que assim o foi até ao fim. Počivaj u miru, stari generale.