Super-heróis? Aqui?

Nunca tive por hábito falar aqui das minhas actividades extra-literárias (sim, eu tenho-as, que isto de viver só da escrita em Portugal ainda não é para mim), mas para este caso vou abrir uma excepção – ou melhor, uma série de excepções. Falo de um projecto que me é muito caro, uma iniciativa na qual tive o privilégio de participar enquanto tradutor, consultor e qualquer outro título que se queira dar a alguém que percebe do assunto e está em pulgas para ajudar seja de que forma for: a Colecção Super-Heróis DC Comics.

Quem já interagiu comigo numa qualquer feira do livro ou tenha assistido a uma das minhas palestras já sabe que eu comecei a «ler» graças à banda desenhada, mais concretamente histórias de super-heróis, que foram durante muitos anos o único formato no qual eu lia «texto» de livre vontade. Embora na altura não tivesse o discernimento para distinguir uma coisa da outra, sempre me senti atraído para os heróis da DC Comics, com os quais cresci após passar a fase do olhar para os desenhos engraçados e ler os balões na diagonal. Em resultado disso – e de me ter mantido a par de tudo o que acontecia às minhas personagens favoritas ao longo dos anos – sei mais acerca desse universo ficcional do que é saudável, e graças a este projecto tive finalmente ocasião de tirar proveito desse saber que, mesmo não ocupando o lugar, estava já a ganhar pó com a falta de uso. Mais do que isso, e embora ainda seja um objectivo muito a longo prazo, ambiciono um dia escrever para a DC Comics, e o optimista inveterado em mim vê esta situação como um passo em frente para alcançar tal desiderato.

A colecção estreou-se duas semanas atrás, e nesta sairá a primeira das minhas traduções: Super-Homem: Pelo Amanhã Vol. I, uma obra pela qual andei anos a fazer força para que fosse publicada. No seguimento da controvérsia de um certo Homem de Aço (filme que recomendo, em mais um gesto atípico neste blogue hermético), esta não menos controversa obra não poderia ter sido publicada em altura mais oportuna. À medida que as minhas traduções saírem, publicarei neste espaço algumas informações relevantes ao livro em questão, mas por hoje fico-me pelo texto de contracapa de Pelo Amanhã Vol. I, que talvez tenha sofrido alterações e que fica aqui registado na íntegra para a posteridade.

Uma calamidade sem precedentes abateu-se sobre a Terra e um milhão de pessoas desapareceu sem deixar rasto, incluindo a pessoa mais importante na vida do Super-Homem. Esmagado pela culpa de não ter estado presente para evitar semelhante desgraça, como lidará agora o Homem de Aço com uma ameaça que põe em causa a sua relação com o mundo que o acolheu? E como lidará o resto do mundo com o seu maior protector, ao ver-se potencialmente ameaçado pela resposta dele à catástrofe?

Brian Azzarello, um dos mais aclamados nomes da actualidade dos comics, é o argumentista desta aventura plena de reflexões e revelações surpreendentes, que conta com a mestria do traço do lendário Jim Lee para explorar de forma raramente vista a humanidade do Super-Homem.