Um novo visual para um novo ano

Ora bem, findos os dias mais animados do Natal – que espero ter sido uma ocasião de família e comunhão para todos – falemos um pouco da nova cara deste pequeno cantinho da internet. Foram uns dias intensos de trabalho, e, na medida em que as minhas escassas capacidades o permitiram, acho que o resultado …

Um novo visual para um novo ano Ler mais

Alanzoar

Dizer coisas à toa. Volta e meia, gosto de me aventurar a tentar adivinhar a origem etimológica das palavras, e esta fez-me pensar no termo «lanzudo» – ou seja, algo com muita lã. O que me remeteu para o idioma inglês spin a yarn (fiar, ou, idiomaticamente falando, inventar histórias). E assim dei comigo a …

Alanzoar Ler mais

Uma cara nova

Apresento-vos Dioaed Belyth, a mais nova personagem das Crónicas. Não ia ser mais que um nome referido um par de vezes em pensamentos e conversa, destinado quando muito a ser visto de passagem por outros, ou a ser fonte de preocupação para terceiros. Mas, no decorrer da escrita, ganhou forma, personalidade e a ponta de …

Uma cara nova Ler mais

Tresler

Ler de trás para a frente. Perder o juízo, de tanto ler e estudar. Conheci umas quantas pessoas que liam o jornal às avessas e tenho pena de só agora estar munido da palavra com que os teria forçado a pensar antes de responder, em vez de me dizerem só “porque sim” quando lhes perguntava …

Tresler Ler mais

Christopher Tolkien (1924-2020)

Só hoje soube da morte de Christopher Tolkien, um dos poucos filhos de grandes homens que mostraram ser dignos do legado dos pais. Foi curador, conservador e provedor daquela que é provavelmente a mais rica mitologia concebida por uma só mente, e o género literário do fantástico muito lhe deve. Que descanse em paz nas …

Christopher Tolkien (1924-2020) Ler mais

Tenebricoso

Obscuro; perturbado da vista ou do entendimento. Pentassílabos são sempre complicados de integrar no nosso léxico, mas este é daqueles que merece, porque um quarto tenebricoso não é o mesmo que um quarto escuro.