Avestruzes

Enquanto roo as unhas em mal contida antecipação da confirmação das novidades que gostaria de vos dar, achei por bem retomar a rubrica «Anamneses». Mas, desta vez, vou falar uma vez mais de avestruzes. Leitores de longa data deste espaço certamente que não se esqueceram do famigerado Leopoldina e a Ordem das Asas. Não se …

Avestruzes Ler mais

Olhibranco

Que põe os olhos em alvo Tradicionalmente, este termo é usado quando se fala do cavalo que ergue a cabeça e põe os olhos em branco, denotando medo ou agressividade. Mas não vejo porque alguém não há-de ser descrito como olhibranco quando fica com eles arregalados, por exemplo. Há palavras que são demasiado engraçadas para …

Olhibranco Ler mais

Um vídeo (mas não o meu)

Porque o meu canal do Telegram (ver barra lateral e aderir) é um sítio giro com gente porreira onde acontecem coisas fixes, queria hoje partilhar convosco um vídeo que o João Gonçalves, um fiel leitor de longa data, publicou à laia de retrospectiva das Crónicas e antecipação d‘A Oitava Era. Só tenho de agradecer o …

Um vídeo (mas não o meu) Ler mais

Turpilóquio

Expressão torpe e obscena. Conversação obscena Tenho ouvido palavras muito feias da boca das pessoas enquanto passeio pelas cada vez mais movimentadas ruas e passo por vizinhos que se reencontram, ajuntamentos socialmente distanciados e conversas de café à porta dos ditos. Talvez muita coisa tenha ficado reprimida durante a quarentena, e agora está a sair …

Turpilóquio Ler mais

Desriso

Jeito de rosto avesso ao riso; esquivança ao riso Quem passeou durante o dia de hoje certamente se deu conta de que não foi esse o caso nos semblantes das pessoas. Mesmo um heliófobo como eu percebe o bem que o sol faz. Em doses pequenas, claro.