Isto não é um blog

Nunca tive qualquer interesse em escrever um blog.

Nunca tive a presunção de achar que outras pessoas quereriam saber aquilo que penso, quais os meus vídeos favoritos do YouTube, ou como a minha última saída à noite tinha corrido. Acho isso uma mistura de voyeurismo e exibicionismo que me desagradam em igual medida, além de que a fonética da palavra lembra uma massa protoplásmica a bolçar.

Porém, a verdade é que, apesar de não ter as presunções acima referidas, gosto de pensar que há quem até tenha interesse em saber como vai a escrita do próximo livro (ainda não comecei), o que se passa por detrás do processo criativo da escrita em questão (não muito, por enquanto), e em que outros projectos eu possa estar ou vir a estar envolvido (alguns). Além disso, a verdade é que uma actualização semanal, mensal, ou bimensal sempre dá um ar mais vivo a este site, que finalmente tem um aspecto minimamente decente. O sistema de notícias da anterior versão não funcionou muito bem, pois tinha períodos de actividade durante as feiras do livro, e depois nunca mais dava sinais de vida.

Daí, decidi inaugurar aquilo ao qual simplesmente não chamarei de blog.

Aqui relatarei ocasionalmente a viagem que é escrever um livro, anunciarei datas de sessões de autógrafos e palestras, entrevistas, e afins novidades. Talvez ocasionalmente algo mais pessoal, caso venha a sentir-me presunçoso.

Não é uma ideia nova. Outros escritores já o fizeram, e, tal como lhes aconteceu, provavelmente também cairei na tentação de ocasionalmente escrever uma entrada um pouco mais íntima, que se pareça perigosamente com um blog.

Mas não o será.