O que há num nome?

Muitas coisas. Tantas, que nem foi possível incluí-las a todas no Segredos do Cronoscópio, o tal livrete da Edição de Luxo que contém um olhar por detrás dos bastidores das Crónicas. Havia limitações de espaço e condicionantes de páginas que não me permitiram meter todas as estórias por detrás da história que esteve uns dezasseis anos na forja; uma delas é a origem do nome da mais vilipendiada criatura de Allaryia: o drahreg.

Qual foi então a inspiração para o nome de um ser tão asqueroso? Em que espécie de circunstâncias se pode dar o fenómeno fonológico que deu origem à palavra drahreg? A resposta é: na escola, a meio de uma aula de Matemática, a escrever os nomes dos colegas ao contrário em vez de fazer contas. Resultados como osnofa, nomis, agni e olaçnog até pareceram interessantes, mas nenhum me cativou tanto como drahreg. Por alguma razão, embora o meu colega Gerhard fosse dos rapazes mais bem comportados da turma e dos melhores alunos, o seu nome invertido deu inesperada resposta à minha procura por um nome para os mais vis seres de Allaryia. Drahreg. Simples, eficaz e foneticamente apropriado. E assim ficou.

Hoje, o bom do Gerhard é um profissional bem-sucedido no ramo da consultoria, mas teve a bondade de me dar autorização para justapor uma foto dele com a do seu sombrio alter ego, para que o mundo pudesse saber o importante papel que ele desempenhou na criação de Allaryia. Obrigado, Gerhard.


Separados à nascença?

Desenho do drahreg por eumesmo.