Isto não acontece em Allaryia…

Se há coisa que me irrita em tempos de crise, eleições e referendos noutros países, ou eventos momentosos da nossa actualidade, é gente da indústria do entretenimento a mandar bitaites, ou mesmo a dar conselhos. Faz-me muito menos espécie uma estrela do fitness a queixar-se do facto de os ginásios estarem fechados através da sua conta de Instagram – com uma publicação cheia de carinhas tristes e hashtags com linguagem obscena alusivos ao problema em questão – do que músicos, actores, escritores e que mais a sentirem-se na obrigação de partilhar com o mundo o que sentem e o que acham que se deve fazer. Por isso, limitar-me-ei a manter-vos a par do que se passa por estas bandas.

Para quem desde há muito se habituou a viver como um eremita e apenas recentemente se tornou mais sociável, não me foi difícil regredir para os velhos hábitos. E, para quem trabalha e escreve em casa, não houve grandes mudanças na minha rotina. Obviamente que não estou alheado da situação, porque tenho família em várias categorias de grupos de risco, eu próprio me encontro imunosuprimido (uma sequela da minha mais recente batalha com isto) e a minha noiva está bem longe noutro país. Mas tento manter-me na ténue linha entre o negacionismo e o alarmismo, tomar as devidas precauções e continuar a viver a vida.

A Oitava Era continua em fase de revisão e produção, e, até palavra em contrário, mantém-se a data de lançamento de Maio. Ainda não se sabe ao certo se teremos Feira do Livro de Lisboa, ou se esta será adiada, e isso só os próximos tempos o dirão. As minhas acções de autopromoção também passaram temporariamente para segundo plano, e a surpresa que eu tinha planeada para o canal do Telegram também sofreu um atraso, mas continua tudo a andar e em produção. Porque é assim mesmo que tem de ser.

Em alturas destas, os livros pouco mais podem fazer além de servir de companhia ou escape, e os seus autores devem remeter-se ao seu verdadeiro lugar no grande esquema das coisas. Ainda assim, permito-me a veleidade de esperar que vocês e os vossos estejam bem e em segurança, e que assim se mantenham.