Raul Minh’alma

Já está disponível o episódio 01 de Litortura Nacional, com um convidado que certamente irá surpreender muita gente: Raul Minh’alma, o autor português de maior sucesso em 2019, que vem aqui servir de «contraditório» às minhas asserções no vídeo de apresentação. Foi uma conversa muito agradável que se prolongou um pouco mais do que o esperado, por isso abram o vídeo no YouTube para poderem ter acesso à funcionalidade de capítulos, que vos permite ver as secções que mais vos interessarem.

Apesar dos erros de principiante aqui cometidos, espero ter conseguido cumprir o meu objectivo de um vídeo informal, informativo e divertido. A ideia é entrevistar autores de todos os géneros, formas e feitios, e por vezes romper com as expectativas, sempre com a mensagem central de que o que é nacional é bom — ou no mínimo merece a mesma oportunidade que se dá ao que vem «lá de fora» — e que a nossa língua deve ser valorizada.

Lições a tirar deste primeiro vídeo em formato de entrevista:

  • Não ter o microfone tão perto do nariz
  • Olhar só para a câmara é fácil quando não se tem um interlocutor do outro lado
  • Dar uma volta e esticar as pernas antes da entrevista, se já tiver passado muito tempo sentado

Aproveito para referir que tive em conta os vários pedidos de distribuir os episódios também em formato podcast. Estou a tratar disso e tratarei de avisar quando eles estiverem disponíveis. Obrigado pelas vossas respostas e por terem recebido bem esta iniciativa, e não se coíbam de ir comentando.

Actualização: O podcast já está disponível.