Brave

Como devem ter reparado, ando menos interventivo devido a uns eventos recentes. Esta semana não haverá um novo vídeo de Litortura Nacional, mas também não queria que se instalasse por aqui um completo silêncio de rádio. Por isso, decidi fazer algo completamente diferente e explicar por que motivo uso e recomendo o navegador Brave, conforme faço questão de dizer na descrição dos vídeos.

Em primeiro lugar, acho que é mesmo o melhor navegador actualmente, e vem com um excelente bloqueador de anúncios e ferramentas de segurança integrados, além de uma série de outras funcionalidades úteis, mas não o recomendaria apenas por isso. Aquilo que faz com que o Brave se destaque é a sua abordagem à sustentabilidade da Internet, porque toda a gente odeia anúncios, e muitos certamente gostariam de apoiar as páginas ou criadores de conteúdo de que mais usufruem sem terem de se sujeitar a publicidade intrusiva enquanto estão a ver ou ler o que lhes interessa.

É aí que entram as chamadas Brave Rewards, uma funcionalidade inteiramente opcional de quem usa o Brave. De forma resumida, uma pessoa que tiver essa funcionalidade activada recebe um número máximo de anúncios por ela determinado, que aparecem na forma de pequenas janelas pop-up no canto do ecrã (ou na área de notificações do telemóvel) enquanto está a navegar. Podemos ignorá-las, e elas acabam por desaparecer, ou clicar e abrir a página que elas publicitam. Mas então, perguntarão vocês, se a ideia é evitar anúncios, como é que isto ajuda?

Porque, além de serem inteiramente opcionais e não-intrusivos, os anúncios no Brave «pagam» ao utilizador. E uso aspas, porque os utilizadores não recebem transferências bancárias nem nada que se pareça, mas sim uma moeda chamada Basic Attention Token (BAT). À medida que vão amealhando BAT no seu navegador, os utilizadores podem depois distribuí-los pelas tais páginas e criadores de conteúdo de que mais usufruem, dando-lhes «gorjetas», conforme explicado neste vídeo:

Ainda não o podem fazer com todas as páginas da Internet, porque ainda nem todos aderiram, mas podem consultar a lista de páginas verificadas aqui. E, além de canais de YouTube, podem também dar «gorjetas» a utilizadores do Twitter ou do Reddit, entre outros, desde que estes estejam verificados. Um canal que está verificado é, precisamente, o Litortura Nacional (o blogue lá chegará também já está verificado) e alguém já teve inclusive a generosidade de me enviar uns BAT, o que agradeço.

Assim, caso continuem a gostar dos vídeos que tenho produzido, fica aqui registada uma outra forma de mostrarem o vosso apoio. Mesmo que não o façam, recomendo ainda assim que usem o Brave, porque é daquelas inovações por ruptura que vale a pena fomentar.