Cardinal arroba dólar asterisco

Não, esta não é uma entrada de spam, nem uma mensagem de código. Trata-se apenas de um pensamento solto e descontextualizado: como é que vocês liam, lêem ou leriam grawlixes, os caracteres semi-aleatórios que, na BD, são usados no lugar dos palavrões? Hoje lembrei-me que, quando lia BD em tenra idade, na minha cabeça eles sempre soaram a algo parecido com “gnrlgnrlgnrls”.

Palavra de honra que não saberia dizer porquê, não me lembro de alguma vez os ter lido de outra forma, e a coisa chegou ao ponto de se tornar mesmo uma expressão minha, sempre que eu tinha vontade de dizer asneiras sem levar com pimenta na língua. Ainda me lembro dos olhares inicialmente confusos dos meus pais, seguidos da incerteza entre punir ou não um fedelho que estava clara e deliberadamente a contornar as regras acerca de usar palavrões em casa, até que se limitaram a achar piada e a aceitar os gnrlgnrlgnrls como algo de inócuo e catártico.

Esta entrada tem tanto de Anamnese como de pergunta, porque dei comigo a pensar em como outras pessoas os leriam. Não se coíbam de partilhar, seja no grupo do Telegram ou por e-mail, que tenho genuína curiosidade.