Filipe Faria
77 subscribers
447 photos
7 videos
1 file
63 links
Canal do autor
Espalhem a Palavra com stickers de Allaryia https://t.me/addstickers/Allaryia
Download Telegram
Esperluxar

Inquirir, sondar com modos dengosos. Esta é tão singular, que até me lembro bem de com quem a aprendi: Aquilino Ribeiro.
Encontro-me hoje na recta final desta saga balcânica, que acabou por cobrir grande parte do antigo Império Austro-Húngaro (mês e meio em Mostar, um casamento em Zagrebe e um par de dias a relaxar em Budapeste).
Estive calado nesta última semana e tal, tanto por já não ter o meu computador comigo como pelo facto de eu e a minha mulher termos sentido a necessidade física, psicológica e anímica de recuperar da sobredose balcânica.
A partir de amanhã, regresso novamente ao activo, tanto a nível de trabalho como de escrita. Começar o ano a sério perto da data do nosso aniversário dá aquela motivação adicional...
Quarenta e três

Correndo o risco de começar a ser repetitivo, vou ter de falar novamente da minha idade. Os anos passam, e sinto-os, mas felizmente não tenho a sensação de os…
Descartada e abandonada

«Nada se perde, tudo se transforma», como diz o outro, e isso aplica-se também às ideias. Já perdi a conta às que reciclei, reaproveitei e readaptei, por vezes entre…
Desabusar

Fazer perder as abusões, os preconceitos a. O RCPalavras existe para «ressuscitar» palavras que caíram em desuso, mas também para mostrar que há alternativas perfeitamente legítimas e silabicamente económicas…
O que poderia ter sido

Ao longo da minha carreira de autor, acumulei alguns arrependimentos. Ter encarado a comunidade do Fórum Crónicas de Allaryia como um dado adquirido, por exemplo, ou a transição trapalhona…
Dragomania

O Manuel ainda não lá chegou, mas para lá se encaminha. Tanto, que fez questão de assinalar o fim de forma bem explícita no esboço sequencial do álbum, numa…
Gualdipério

Traição amorosa. Correndo o risco de me repetir, como tenho o hábito de comentar ou adicionar algo a cada entrada do RCPalavras, por vezes há um certo receio de…
Actualização

Tendo andado um pouco calado ultimamente, mas não ocioso. A tradução tem-me ocupado imenso tempo, em parte por eu ter sido garganeiro ao aceitar projectos, mas também porque…
Uma só separação

Demorou, mas acabei por fim a leitura d’O Senhor dos Anéis em inglês. Levei bastante tempo porque li com calma e a saborear, mas sobretudo devido à minha…
Eliciar

Conseguir determinada reacção; conseguir obter resposta ou informação; fazer sair; pronunciar exorcismos para expulsar demónios ou espíritos do corpo de Na sequência da outra entrada sobre alternativas…
Páscoa balcânica

O 60.º aniversário da sogra, a Páscoa e o facto de a minha mulher ter passado oito meses sem visitar a família no ano passado, conspiraram juntos para estarmos…
Como já começa a ser tradição destas minhas visitas, partilho convosco mais uma telenovela portuguesa que mereceu a atenção da minha sogra. O Žilbertu e a Lusija dão cabo de mim...
Começa a tornar-se repetitivo, mas fotos do Neretva nunca são demais, e é muito raro ver o monte Hum com encostas verdejantes.
Rinchavelhada

Risada destemperada; gargalhada desentoada. Escolha de palavra em nada relacionada com os décibeis considerados aceitáveis para o discurso balcânico. A sério. Tal como tantas outras que aqui já coloquei,…
Sretan Uskrs

A Quaresma vive-se de forma sui generis aqui na Herzegovina. Os supermercados têm secções com produtos apropriados para a abstinência (que, de resto, estão disponíveis durante o ano…
Llorenc pictavo-sântone

Não, não cliquei num qualquer gerador de palavras aleatórias. Estava só a revisitar A Essência da Lâmina, onde se podem ler as primeiras frases em Llorenc, o…
51,5%

Assim vai avançando o livro. Dois capítulos em duas semanas é bastante bom, e quase me faria ponderar passar outra temporada na Herzegovina, mas a verdade é que, quando…
A título de despedida

Amanhã volto para Portugal, pelo que aproveito para listar aqui três coisas aleatórias sobre Mostar e a Herzegovina. O mais notável aqui não é a imitação das barras Kinder…
Chavasco

Bronco, grosseiro, mal acabado. O meu pai sempre gostou de usar o termo «chavascal» (lugar desarrumado ou muito sujo; terreno que não presta para searas) e foi-mo pegando ao…